Image Hosted by ImageShack.us

Você também pode AJUDAR a manter a qualidade do Blog !!!

Para o Blog "24 horas brasil" estar sempre bem atualizado e ser o melhor site sobre a série com a qualidade que vocês estão acostumados é simples, basta clicarem nos anúncios do Google contidos pela página. Obrigado a todos !!!

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Formato da Série




24 (no Brasil, 24 Horas) é uma série de televisão norte - americana vencedora do Emmy e do Globo de ouro de melhor série dramática criada por Joel Surnow e Robert Cochran , produzida pela Fox. Já foram exibidas seis temporadas, sendo que a sexta temporada teve início em de janeiro2007 nos Estados Unidos. No Brasil, a 6ª Temporada teve início em abril, com exibição pela Fox Brasil. Em Portugal, a estréia foi em 9 de Maio na RTP2; o programa está confirmado para continuar até 2009. Também espera-se a realização de um longa - metragem, previsto para 2008.

Cada temporada da série mostra os eventos de um período de 24 horas na vida do agente Jack Bauer, interpretado pelo ator \kiefer Sutherland, onde ele, como membro da CTU (Counter Terrorist Unit, ou Unidade Contra-Terrorista) ou ajudado por ela, deve evitar algum atentado terrorista contra os Estados Unidos, além de prestar proteção de algum modo aos integrantes do alto escalão do governo norte-americano. A série igualmente enfatiza as atividades dos agentes da CTU, as ações dos terroristas e as reações do governo federal. Entretanto, na 7ª Temporada, a série sofre algumas mudanças e a CTU sai de cena para dar lugar ao FBI, com novas ramificações ao enredo.

24 horas tornou-se rapidamente um sucesso de crítica e público nos Estados Unidos, mesmo sendo lançada pouco tempo depois dos atentados terroristas de 11 de setembro, o que, segundo alguns integrantes da série, poderia minar as pretensões de sucesso. O país estava sob a tensão de novos atentados e assistir uma série que retrata ações terroristas, seria como reviver todo o sofrimento de um país abalado pelo terror. Posteriormente, a série tornou-se um grande êxito mundial, sendo exibida em mais de 50 países, da Europa até a América latina, incluindo aí, o Brasil, passando por Àsia e Oceania.

A série é chamada de 24 Horas pois cada episódio acontece em "tempo real" devido ao fato da presença de um relógio digital na tela, sendo mostrado regularmente ao telespectador, causando um certo sentimento de urgência em todos os episódios. Cada temporada possui 24 episódios, cada episódio corresponde a uma hora, que representam os eventos de um dia da vida do agente federal Jack Bauer. Apesar de cada episódio durar uma hora, a publicidade conta como tempo corrido na série, isso faz com que cada episódio tenha aproximadamente 44 minutos.

A série tem alguns diferenciais, além do "tempo real", as divisões na tela também tem seu destaque, principalmente nas cenas de acção ou de alta dose de tensão. Por exemplo: quando uma pessoa fala ao telefone, a tela é dividida em duas partes para que mostre-se ambos os personagens dialogando.

Cada uma das primeiras seis temporadas retrata algum tipo de ameaça contra os Estados Unidos, tendo sempre como cenário a cidade de Los Angeles e seus arredores. Uma das marcas registradas da série é a CTU (Counter Terrorist Unit) que em português ficou conhecida por UCT (Unidade Contra-Terrorismo). Essa unidade governamental é rotineiramente a mais qualificada para combater as ações terroristas, seja por meio de seus "agentes de campo", ou por seus técnicos na base operacional em Los Angeles. É igualmente enfatizado a rivalidade entre os diferentes orgãos governamentais e até mesmo entre os próprios agentes da UCT. A tecnologia é bastante evidenciada nos episódios, assim como a parte sentimental dos personagens, essa última ganhando mais notoriedade a cada temporada. A partir da sétima temporada, o cenário da série passa a ser Washington D.C, enquanto o FBI se torna um dos núcleos dramáticos em substituição à CTU, que é desativada.

Um diferencial do seriado é o seu tom sequencial, ou seja, cada episódio está intrinsecamente ligado ao outro, talvez a única série que utiliza desse expediente em tempo integral. Há pequenos espaços dentro de cada episódio para um breve descanso da história central que está sendo relatada, portanto, fatos quotidianos são intencionalmente descartados das histórias. Isso faz com que todos os episódios tenham a mesma importância no enredo da respectiva temporada, portanto, a perda de um episódio por parte dos telespectadores, poderá acarretar na falta parcial de entendimento daquela temporada. Esse estilo de narrativa acaba por provocar um certo "vício" em seus telespectadores.

Obstante a todos esses diferenciais, o sucesso da série deu-se, em parte, ao elenco principal de cada temporada. As interpretações e a sintonia do elenco renderam-lhe indicações ao prêmio de melhor elenco de série dramática pelo Screen Actors Guild Awards de 2003, 2005 e 2007, além das indicações e prêmios com relação às perfomances de cada ator.

Outro fator diferencial da série, não pelo fato em si mas pela quantidade de vezes que ele torna-se presente, é a rotatividade do elenco entre as temporadas e até mesmo dentro daquele espaço de tempo. Alguns personagens encetam uma temporada com destaque na relatada, no entanto, com o passar dos episódios o históriapersonagem perde a sua relevância, mesmo que temporariamente, voltando ao final com uma certa importância no âmago da trama. Ou, em outras ocasiões, chega ao fim daquele período da série com grande valor, mas não inicia a narrativa do ciclo posterior, voltando em algumas oportunidades no decorrer da época corrente. Outro aspecto é quando um personagem permanece afastado por uma ou mais temporadas, mesmo que este tenha sido um personagem central em sua última participação, todavia, é possível imaginar o seu regresso em alguma época posterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário